Visita dos Magos e minha visita

 Local da gruta do nascimento do menino Jesus, em Belém - Palestina.

 

Então foi a visita dos Magos e a minha.

Em janeiro de 2019, pude visitar, conhecer e celebrar, literalmente, no local onde o menino Jesus nasceu, em Belém, na Palestina.

Fiz esse tur para coincidir com o dia da visita dos Magos. 

Um momento milagroso... que compartilho com você:

Chegando na “Basílica da Natividade”, com um grupo de turismo, fomos adentrando - na Igreja mais antiga, conservada em pé até pelos persas – até chegar à entrada que dava acesso à gruta, esta que fica embaixo do altar central da Basílica.

De imediato fomos parados e informados pelos “guardas” que não poderíamos descer/entrar.

Então, da entrada mesmo, olhei, contemplei, me emocionei, agradeci, fotografei… e fui me retirando com o grupo. O guia nos informou que não podíamos entrar pois o local já estava reservado para eventos e visitações de outros grupos…

Neste momento pensei em reclamar… pois eu havia planejado essa viagem/visita para o mesmo dia da visita dos magos; eu também queria levar um presente para Ele.

Felizmente, a maturidade conquistada, me levou ao agradecimento. Só pelo fato de poder estar lá já me era o suficiente. Ainda invoquei o meu sistema familiar no sentido de também apresentá-los ao menino Jesus…

E eis que o nosso guia é chamado pelos guardas.

Ele voltou sorridente até nós, também não sabendo explicar o que havia ocorrido, dizendo que o grupo, que estava entrando na gruta naquele momento, nos convidava para celebrar uma missa com eles.

Detalhe 1: o grupo era de italianos, mas o padre foi dizendo que era ruim no inglês e disponibilizou-se a celebrar em espanhol, para minha “sorte”;

Detalhe 2: pediu para alguém fazer uma leitura bíblica em espanhol, para o que me faltou coragem;

Detalhe 3: no momento de distribuir a eucaristia, ele a distribuir na parte baixa, de frente para o local da manjedoura, ou seja, pudemos descer os cinco degraus que nos deixaram ao “lado da manjedoura”, local que normalmente só é acessível aos padres, celebrantes...

Detalhe 4: graças a celebração, ficamos em torno de 15 minutos lá embaixo, sendo que os grupos de turismo precisam passar rapidamente por lá.

Enfim, fui levar um presente e acabei sendo presenteado.

Obrigado menino Jesus!

Obrigado Magos do oriente!

ABENÇOADO DIA DE REIS À VOCÊ!

(obs1: eles não eram reis, apenas magos/sábios/estudiosos persas; obs2: há uma teoria que diz que foram eles que levaram Jesus e família para o Egito, onde educaram ele)

 

Tércio Inácio 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

crônica - BOLSONARISMO x JAIR