CRÔNICA: DEMOCRACIA OU RODEIO

 

                CRÔNICA

DEMOCRACIA OU RODEIO

    Tércio Inácio Jung

 

                Até hoje, estava eu, de consciência pesada por não ter participado do movimento brasileiro “Fora Dilma/Fica Dilma”. Entretanto, indo a um rodeio, em Palmeira das Missões, no norte do RS, a consciência ficou aliviada.

Vendo o boi correndo para ser laçado e o cavalo usado para tal fim, a bel prazer do “peão de final de semana”... claro que a reflexão – que segue - me ocorreu, também, por ter lido o texto kantiano “O que é o Esclarecimento”, no qual ele nomeia de gado doméstico a todos que não fazem uso da própria razão para dirigir-se como indivíduo, mas, também, enquanto integrante de uma universalidade.

Aos meus olhos bois e cavalos correndo para satisfazer o laçador e; o Kant me buzinado aos ouvidos: lembra do gado doméstico do qual falei naquele meu texto? ... lembra? Enfim, acabei lembrando de todos/as vocês que participaram daqueles lindos protestos  (tirando os vandalismos dos rebeldinhos/mascaradinhos), no tempo de fora/fica Dilma. Milhões de pessoas nas ruas e eu entocado dentro de casa, da universidade, do meu trabalho/emprego, seguindo minha monótona vida, com vergonha, até hoje, de todos/as vocês que lutaram naquele momento, por justiça ou por injustiça (como podemos constatar quase que diariamente).

Mas hoje minha consciência se tranquilizou, infelizmente. Mesmo vendo e sentindo - não apenas o que os telejornais nos querem impor - a lamentável situação do nosso Brasil (que precisa incluir os políticos que temos, pois eles também são nosso Brasil, assim como aqueles mascaradinhos, felizmente ou infelizmente); lamentável situação que você, que marchou patrioticamente ao lado do gigante que havia despertado naquele outro momento, também deve estar hodiernamente constatando, ocorreu meu alivio de consciência: eu não marchei outrora e não estou marchando agora, mas você, que tanto lutou ao lado do gigante despertado, será que agora está dormindo com o gigante? Estava e estou apenas eu errado pela omissão? Ou está você mais errado ainda por ter sido tocado de um lado para outro, como os bois e cavalos do rodeio? e hoje, sem o “peão te montando”, ou te tocando à frente do laço, não sabes para que lado correr?

CADÊ VOCÊ, PATRIOTA MARCHADOR?

CADÊ VOCÊ, GIGANTE DESPERTADO?

VAMOS MARCHAR PELO NOSSO BRASIL? Você marchará novamente e eu pela primeira vez, mas ambos sem patrocínio desta vez, apenas juntos pelo nosso Brasil: “Terra adorada; entre outras mil, és tu, Brasil, ó pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!”.

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita dos Magos e minha visita

crônica - BOLSONARISMO x JAIR