CRÔNICA: SERÁ QUE A LUA É “ALEMÔ?

 

CRÔNICA 

SERÁ QUE A LUA É “ALEMÔ?

                                                                                        

Hoje, assim como ontem e anteontem, fui agraciado com a lua cheia à minha janela. Como estou imerso na Alemanha e envolto pela cultura e hábitos alemães não pude deixar de “perguntar” à Lua Cheia se ela também era alemã. De tão perplexa que ela ficou, pelo jeito, optou em nada me responder.

Não demorei em notar que ela era idêntica a lua cheia que contemplo (por ora contemplava) no meu sitio brasileiro. Então, perplexo fiquei eu ao perceber que a lua não tem nacionalidade. Logo, a mesma lua para todos, seja brasileiro, alemão, israelita, indiano... 

Por enquanto a lua é de todos, ou melhor, não é de ninguém. Quem sabe é por isto que ela passeia elegantemente pelos céus, feliz por estar longe dos seres humanos. Convém lembrar aqui, que a mesma felicidade muitos animais e plantas não podem partilhar, justamente por estarem perto de nós, seres humanos. Aliás, e o planeta Terra será que também não girava graciosamente, dia após dia, antes da nossa presença, dita civilizada?

Mas voltando a lua, que não é alemã, poderia ela refletir mais luz solar para os Norte-Americanos ou para os Russos? Tenho quase certeza absoluta de que ela não faz distinção entre países desenvolvidos ou em desenvolvimento.

Opa lá! Será que então a lua é comunista?  Calma, calma, é só uma provocação. Felizmente a Lua segue outras leis naturais e universais.

Buenas, acho melhor voltar a contemplar a Lua. Quem sabe ela ilumina mais ensinamentos que estão dentro de mim, dentro de cada um de nós.

Boa noite!

 

   Tércio Inácio Webler Jung 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita dos Magos e minha visita

crônica - BOLSONARISMO x JAIR