CRÔNICA: SERÁ QUE A LUA É “ALEMÔ?
CRÔNICA
SERÁ QUE A LUA É “ALEMÔ?
Hoje, assim como ontem e anteontem, fui agraciado com a lua cheia à minha janela. Como estou imerso na Alemanha e envolto pela cultura e hábitos alemães não pude deixar de “perguntar” à Lua Cheia se ela também era alemã. De tão perplexa que ela ficou, pelo jeito, optou em nada me responder.
Não demorei em notar que ela era idêntica a lua cheia que contemplo (por ora contemplava) no meu sitio brasileiro. Então, perplexo fiquei eu ao perceber que a lua não tem nacionalidade. Logo, a mesma lua para todos, seja brasileiro, alemão, israelita, indiano...
Por enquanto a lua é de todos, ou melhor, não é de ninguém. Quem sabe é por isto que ela passeia elegantemente pelos céus, feliz por estar longe dos seres humanos. Convém lembrar aqui, que a mesma felicidade muitos animais e plantas não podem partilhar, justamente por estarem perto de nós, seres humanos. Aliás, e o planeta Terra será que também não girava graciosamente, dia após dia, antes da nossa presença, dita civilizada?
Mas voltando a lua, que não é alemã, poderia ela refletir mais luz solar para os Norte-Americanos ou para os Russos? Tenho quase certeza absoluta de que ela não faz distinção entre países desenvolvidos ou em desenvolvimento.
Opa lá! Será que então a lua é comunista? Calma, calma, é só uma provocação. Felizmente a Lua segue outras leis naturais e universais.
Buenas, acho melhor voltar a contemplar a Lua. Quem sabe ela ilumina mais ensinamentos que estão dentro de mim, dentro de cada um de nós.
Boa noite!
Tércio
Inácio Webler Jung
Comentários
Postar um comentário