Crônica SOMOS APENAS PARTE DO TODO/TUDO

 

Crônica

SOMOS APENAS PARTE DO TODO/TUDO

Partindo do pressuposto, inclusive lógico-matemático, de que, o que há é um Todo, imenso, pois, afinal, engloba Tudo (o que já foi, o que é e o que será, em termos humanos), sendo assim, vai muito além de nós (apesar de cada um/indivíduo querer ser mais do que é de fato), torna-se evidente de que somos apenas uma parte da Totalidade, como humanidade  (já como indivíduos somos uma partícula da nossa parte e como grupos somos uma parcela da parte) - aliás, os animais também são parte desse Tudo, assim como as plantas são, etc. – evidencia-se também “uma carência/falta” com a qual cada um de nós nasce, ou seja, tornando-me numa partícula (indivíduo) da parte (humanidade) do Todo, carrego o inevitável desejo de integrar o Tudo, afinal, como parte caminho em direção a Totalidade.

Convém enfatizar de imediato, de que este Todo não é Deus ou deus, nem o dos cristãos, nem o dos islâmicos, nem do hinduísmo... aliás, aqui também se evidencia que cada uma destas religiões – e das outras várias que existem - fazem apenas parte do Tudo. Afinal, não são apenas os 2 bilhões de cristãos  que tem razão, nem só os quase 2 bilhões de islâmicos, nem apenas  o 1 bilhão e 500 milhões de hinduístas, nem o quase 1 bilhão de budistas, mas, como parcelas da parte da Totalidade, ambos tem razão, pois, cada um é uma parcela da parte-humanidade que participa da Totalidade. Disso resulta, inclusive pela lógica-matemática primária, que uma parte jamais pode ser Tudo. É como confundir uma gota de água com o rio, ou um rio com o mar. Entretanto, inevitavelmente eles se movimentarão nesta direção, ou seja, na direção de ser mais e maior, mas, ainda não o são.

Mas, voltemos a nossa carência de cada dia, ou melhor, de cada parte: tornando-nos partículas, no momento em que somos concebidos, tendemos ao Tudo, logo, sentimo-nos (mais inconsciente do que conscientemente) “sendo parte da Totalidade” e é esta falta que nos move/moverá nesta vida. Digo nesta, pois na próxima deixaremos de ser apenas “parte” e passaremos a ser Totalidade.

Entretanto, como já carregamos uma atração ao Tudo, do qual somos parte, muitas vezes nos iludimos demasiadamente com este vislumbre e evitamos nossa condição atual de apenas sermos uma parte junto com as demais partes.

O Tudo está em nós, logo, busque-o em você e não fora. Mas nós ainda não somos e nem temos condições de ser a Totalidade.

 

   Tércio Inácio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita dos Magos e minha visita

crônica - BOLSONARISMO x JAIR