crônica - ESCRAVIDÃO BRANCA
CRÔNICA
ESCRAVIDÃO BRANCA
De imediato informo que esta não tem nenhum viés racista, da minha parte.
Com esse termo quero apenas enfatizar a nova - na verdade nem tão nova assim - e sutil forma de escravidão a que estamos submetidos. Escravidão que nem percebemos, apesar de boa parte da população planetária estar rendido a ela.
É fácil de verificar se você está ou não. Agora, você aceitar que é um escravo, ou poder se libertar desses grilhões, é outra história.
Quem já não ouviu a velha afirmação: financiei... ao menos estou pagando o que é meu.
Acredito que agora dei uma pista do que considero a nova e sutil escravidão branca. Isso mesmo, é a orquestrada política econômica dos financiamentos (das hipotecas, fora do Brasil). Não questiono essa necessidade enquanto possibilidade para adquirirmos algum bem, mas, pretendo provocar uma reflexão sobre o financiamento como estratégia de Governos e do sistema capitalista, para fazer as pessoas trabalhar e render.
Tentarei explicar melhor: por exemplo, ao financiar uma casa, ou parte de uma casa, estou obrigado a honrar meu empréstimo, logo, estou obrigado a trabalhar por 20, 30 ou mais anos a fim de quitar o financiamento. Sou forçado, claro que muito sutilmente, a trabalhar e a produzir. Outro exemplo: um agricultor que financia um trator está obrigado a 20 anos de trabalho/produção.
Além do Estado ter uma boa garantia de que essas pessoas seguirão produzindo o sistema capitalista ainda lucra em cima, reembolsando até três vezes o valor que emprestou.
O sistema capitalista fazer isso, até é “engolível”, mas, o Estado se aproveitar sorrateiramente disso, fomentando um novo modelo de escravidão, precisa ser questionado e revisto urgentemente.
A lavagem cerebral é tanta e a nossa falta de consciência é tamanha que é considerado inteligente quem tem vários imóveis financiados e retrógrado quem tem apenas uma boa casa quitada. Pior, é mais reconhecido quem tem uma land rover financiada do que aquele que tem um golzinho quitado.
Enfim, caro companheiro de escravidão branca, só espero provocar uma reflexão a respeito. Tenha consciência de que, de novo, você está sendo mais manipulado e usado do que ajudado. De que a escravidão branca está em plena ascensão.
Tércio
Inácio
Comentários
Postar um comentário