crônica: NOITE – DIA

 

NOITE – DIA

Após o meu escrito “Distraídos pelo sol e pelo ego” - ou seja, assim como o sol nos distrai da condição de universo, a mente nos distrai da nossa condição humana - não parei mais de pensar em nossas condições maiores, quais sejam, de universo (energia escura e fria) e de humanos (instintivos, afetivos e racionais).

Vejam que, curiosamente, a mente e o sol/o dia têm uma relação direta, inevitável e que, nos cegam – perdoem o trocadilho, mas, encaixa como uma luva - para as nossas condições maiores, de universo e de humano além da razão.

Há muito, já me dei por conta, de que a noite, ao dormir, nossos sentidos – 5 sentidos – se aquietam e dormem, parando de alimentar, compulsivamente, a mente, esta, que por sua vez, também entra em um outro estado (estado que ainda não conseguimos compreender). Ou, pensem no despertar de cada dia, isto é, basta abrir os olhos e a mente começa a borbulhar, a ferver... começa a sua hiperatividade cotidiana e diurna, dirigindo-nos. Claro que, por trás dessa compulsividade diária, há uma estrutura instintiva/natural e afetiva/emocional, as quais, a mente, inclusive, busca evitar e fugir. Aliás, parece que nós, seres racionais e inteligentes, temos uma atitude semelhante com a noite, que até hoje/até agora, classificamos racionalmente, apenas como momento de descanso (inclui o relaxar/as festinhas, filminhos...), para recarregar as baterias para o dia seguinte e assim, evitamos questionamentos maiores.

Será que o dormir/a noite se resume só a isso?

Será que as 12, 11, ou 10 horas em que ficamos de costas para o sol e de frente para o universo, só se resume a um momento sem sol?

Desculpem a ousadia, mas, convém lembrar a todos, que o sol também faz parte do universo, ou seja, na verdade, de dia e de noite somos/estamos em movimento no universo. Parece que muitos de nós, animais racionais, até acham que o dia/o sol, é algo fora do universo, como se o dia fosse uma condição a parte, completamente diferente, desvinculada e independente. Não me surpreenderia, se alguns de nós, seres inteligentes, pensassem que a Terra só se movimenta de dia.  Pobres de nós. Quando vamos acordar? Se bem que, como acabei de ironizar, acordados – de olhos abertos - é que ficamos cegos.

Mas, e ao dormir a noite, o que acontece conosco? Apenas o corpo descansa? A mente

Ou, eu poderia perguntar: a noite, no universo escuro e frio, nada acontece? Ou nós não temos condições para perceber (basta lembrar que o local, onde você está agora, é atravessado por ondas de rádio, por exemplo, que você também não tem condições de perceber...)?

Com certeza, muitos de vocês já pensaram nos sonhos, que temos ao dormir (e não, necessariamente, a noite). Mas, me parece, que eles ainda são, em grande medida, apenas processos mentais, livres, durante o sono, do bombardeio das sensações dos 5 sentidos (processo que prefiro conceituar como “sensitir” e não como sentir, para evitar a  costumeira confusão entre sensações e sentimentos/emoções). Enfim, referentes aos sonhos já temos várias outras teorias, muito melhor fundamentadas.

Escandaloso seria, para a humanidade/para cada um de nós, que dormimos hodiernamente, se algo mais acontece durante o  momento da noite em que dormimos. Seria um escândalo tão grande, que colocaria nossa classificação de animais racionais e inteligente em xeque, afinal, todos os humanos dormem diariamente (precisam dormir) e todos, a cada 12, 13, ou 14 horas são envoltos pela escuridão da noite.

Por favor, caros crentes dogmatizados, estou apenas tratando de condições naturais/biológicas. A tua mente moralizante - de bem, mal, luz, trevas... - eu deixo com você, afinal, cada um pensa o que quer e pode/consegue pensar. Da mesma forma que cada qual tem as suas próprias emoções, ou seja, você não pode sentir pelos teus filhos, ou pela tua esposa. Da mesma forma que cada individuo consegue “sensitir” o mundo externo, através dos 5 sentidos, de uma forma exclusiva, ou melhor, as minhas sensações são apenas minhas, e são as minhas experiências de “sensitir”, que alimentam a minha mente e não a tua, ou de qualquer outra pessoa. Dessa forma, lamento informar, mas, só você é responsável pelas tuas sensações, sentimentos e pensamentos, inclusive, você é responsável por não assumir a tua responsabilidade, passando os dias de olhos abertos, mas, cego para a tua condição humana maior.

E se a noite foi feita só para dormir, eu assumo a responsabilidade por essa provocação descabida. Mas deixo com você, a responsabilidade por passar 1/3 da vida, ou mais, dormindo. Aliás, neste momento, não resisto a um chiste: será que o mundo humano não seria/estaria melhor se dormíssemos mais ainda?

Por fim, encerro esta, desejando que tenha boas noites de sono longo.

 

Tercio Inacio Webler Jung

Comentários

  1. Acredito que a noite esconde mistérios, assim como nosso inconsciente. Talvez seja por isso que os sonhos estejam ligados ao inconsciente, assim como se conectam a noite. Como sabemos, nossa inconsciência é como um grande iceberg, em que nossa mente só percebe a pontinha "visível". Sendo assim, é muito possível que a escuridão da noite, onde percebemos melhor o "cosmos" que enxergamos, esconda o que ainda não temos a percepção pra compreender, tanto do universo, quanto de nós mesmos. Penso que à medida em que ampliamos nossa consciência, tanto mais estaremos aptos a essa conexão com o que ainda não nos foi possível enxergar. A expansão da consciência seria nossa vela a iluminar o que está mais próximo a nós? Ou ela nos levaria a ampliar a capacidade de enxergar para além da escuridão? O fato é que só é possível tatear no escuro se ampliarmos a nossa percepção de espaço e de nós mesmos nesse espaço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Visita dos Magos e minha visita

crônica - BOLSONARISMO x JAIR