ensaio: A CRENÇA "TUDO-PARTES"

 

A CRENÇA "TUDO-PARTES"

Começo deixando claro que isso não é uma verdade científica, mas, uma crença. Aliás, esse é o grande problema das religiões, qual seja, se considerarem como verdades e não como crenças. Em palavras kantianas poderia se dizer que a verdade é da ordem da razão pura (juízos de fato) e as religiões são da ordem da razão prática (juízos de valor), esta também pode ser considerada conduta de vida, bem diferente da anterior que é apenas de entendimento/explicação de fatos.

Aliás, se a religião fosse da ordem da verdade, ela mesma se implodiria, ou melhor, se os quase 2 bilhões de cristãos tem a verdade, todas as outras religiões estariam erradas; o mesmo pode-se dizer a respeito do islamismo, do hinduísmo, do budismo, etc. Na verdade, o engodo sustentado pelas religiões é pior ainda, ou seja, se, por exemplo, os quase 2 bilhões de cristãos estão com a verdade, a maioria da humanidade, que passa de 6 bilhões de pessoas, estaria errada.

Enfim, religião que é crença, é apenas da ordem da razão prática, da condução de vida a partir de algo em que se acredita e que não é uma verdade, por isso, crença. Confundir crença com "verdade" foi a primeira fake news da humanidade.Ouso dizer ainda, que a segunda fake news foi/é acreditar que algo que te apequena (pecado, culpa, inferno, castigo...) e te faz dependente de algo/alguém de fora é da ordem da verdade. Então, pare de buscar verdades nas religiões, mas, comece a buscar uma religião que te faça crescer/amadurecer como pessoa, livre mas também responsável. Aliás, falando em fake news e religiões, você sabia que Buda não era budista, Jesus não era cristão e Maomé não era islâmico?

Isso esclarecido, sigo a explicação da crença Tudo-parte.

Crer nisso, é simplesmente você acreditar que é uma parte da Totalidade que existe/que é. Isso implica em acreditar que o que existe/vive, também é parte, logo, os animais, as plantas, o planeta, o céu... são parte do Tudo, assim como cada ser humano o é.

Crer também que, quando o corpo orgânico colapsa/morre, a vida/energia que animava aquele corpo, vai para o Tudo. E assim como a gota d’água, que cai no mar se torna mar, a parte que vai/nasce no Tudo, também se torna Tudo.

Crer que uma vez Tudo, onde nada pode ser escondido, afinal, não há mais partes, tudo estará desvelado, ou em outros termos, a Consciência será Total, da qual você não será mais parte, como é agora, nessa dimensão, mas você será a própria Totalidade. Aqui, sou impelido a acreditar que, assim como nem todas as gotas caem diretamente no mar, ou melhor, caem na terra ou em rios... e precisam fazer um caminho/um percurso até chegar no mar, da mesma forma muitos de nós podem não nascer diretamente no Tudo, mas, necessitar passar por um percurso/processo de preparação, momento autoimposto pela própria consciência-parte, ainda não pronta para nascer no Tudo. Aliás, que o inferno é uma criação da igreja muitos já sabem, mas, este processo/momento autoimposto pela própria consciência-parte, pode ser muito desafiador e penoso para muitos, que uma vez perante a Totalidade - que é – tem medo, tem remorsos, percebem a vida medíocre que tiverem enquanto parte, não se sentem dignos de tal grandeza... Mas o Tudo, simplesmente atrai as suas partes, é algo natural, até mesmo.

Convém deixar claro que esse Tudo, essa Totalidade, não é um “ente”, um deus criado/imaginado pelas carências e projeções dos humanos. Simplesmente é o Tudo, do qual somos parte. Aliás, a Totalidade já está em nós, afinal, somos parte dela, mas, ainda não somos Tudo.

Inclusive, as religiões, cada uma delas é parte do Tudo. Não existe religião certa ou errada, logo, pode-se dizer que, enquanto partes do Todo, todas as religiões estão certas. Se você precisa do cristianismo, ou do islamismo, ou do budismo... para ir se preparando, maravilha. E se você consegue ir se preparando em casa, sozinho, melhor ainda. Afinal, cada parte irá sozinha para a Totalidade. Cada parte precisa fazer o seu processo/percurso.  

Creia nisso, se puder/quiser e conduza sua vida a partir dessa crença. Se quiser continuar seguindo a crença que te foi imposta, sem problemas, afinal, ela é parte, mas, tenha em mente/na consciência, o que acabei de apresentar, isto facilitará o teu processo depois, de nascimento na Totalidade. O corpo orgânico colapsará e apodrecerá, mas a vida/a energia que anima o corpo, seguirá seu processo evolutivo natural, com mais ou menos naturalidade/facilidade.  

Lembre-se: crer é apenas acreditar, sentir que aquilo faz sentido para você e poderia/pode fazer sentido para todos.

 

Tércio Inácio 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita dos Magos e minha visita

crônica - BOLSONARISMO x JAIR