crônica: FAKENEWS X AUFKLÄRUNG

 

FAKENEWS X AUFKLÄRUNG

A Filosofia não deu conta,

A religião também não,

Nem a Ciência (racional-empirista) conseguiu.

Então, por que as pessoas renunciaram/renunciam ao desenvolvimento moral e mergulharam no progresso técnico?

Será que Marx tinha razão ao dizer que “não passamos de macacos melhor instrumentalizados”?

Macacos com computador e internet, na atualidade.

Sem ofensa aos macacos.

Aliás, macacos não fabricam bombas atômicas, não produzem lixo, nem criam fakenews. Logo, temos muito a aprender com os macacos, e suspeito que eles não tenham muito interesse em nossas invenções tecnológicas, nem em nosso dinheiro, nem mesmo em nossos deuses. Entretanto, eles devem estar preocupados conosco, ou melhor, indignados com a nossa audácia e loucura em persistir na devastação da natureza, que é o habitat e o sustento de ambos, de tudo que vive no planeta que também nos acolheu.

Eles devem falar entre eles: esses primitivos, malucos, não enxergam que estão se prejudicando? Que estão colocando a própria existência em risco? Eles querem enganar a quem? Até parece que eles vivem num outro planeta, num mundo de mentiras, num mundo de fakenews? hehehe

Mas, deixemos os macacos seguirem a sua sábia existência em paz.

Vamos tentar entender por que nós humanos – animais racionais, ao menos na teoria - não enxergamos a real situação em que estamos nos colocando, ou, por que insistimos em nos enganar sobre a realidade que nos cerca, ou pior, a realidade que nós mesmos criamos/estamos criando.

Em que momento, da nossa curta existência humana, nos perdemos? Ou será que nunca nos “encontramos”? Inclusive, já escrevi em outra crônica, que a Terra - assim como o Sistema Solar, assim como a ViaLactea… - enquanto ser vivo que é, busca incessantemente o equilíbrio do todo e se, para isso, for necessário eliminar o maior predador da natureza (nós humanos), ela o fará, pois é o equilíbrio da totalidade que ela busca. Ou para ser bem claro, caro colega animal racional, nós não somos o centro do mundo, muito menos somos os donos da Terra.

Veja que já vivemos a muito tempo na base de fakenews, achando que tudo no planeta foi criado para nós.

Mas, por que precisamos nos enganar?

Qual a vantagem das mentiras? A vantagem é racional ou é emocional?

Será que queremos viver enganados? De forma que a própria teoria filosófica do Iluminismo/da aufklärung/do esclarecimento, parece ter tido contornos de uma ilusão – para não usar o termo “mentira” – a fim de manter-nos focados em algo nobre, mas, na realidade, inatingível enquanto humanidade. Será que a aufklärung já foi uma fakenews? Mas, ainda teria sido algo menos perverso do que o novo nível de mentiras que anda circulando.

Por fim, parece que no momento atual, as fakenews são a maior ferramenta de manipulação – graças aos avanços técnicos e tecnológicos, sem qualquer avanço moral humano – a ferramenta que já colocou em perigo real, a precária vida humana em sociedade.

Isso mesmo, caro animal racional, a nossa existência em sociedade é bem precária.

Na verdade, a nossa existência humana na Terra está ficando cada vez mais precária, graças a nós mesmos.

Encerro dizendo que esta crônica tem uma intenção sincera de esclarecimento/aufklärung.

E pro inferno com as fakenews. Opa! Será que até o “inferno” tem contornos de fakenews?

 

T I Webler Jung






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita dos Magos e minha visita

crônica - BOLSONARISMO x JAIR